Páginas

25/10/2011

FELA KUTI - Inventor do AFROBEAT.


Fela Anikulapo Kuti era uma força da natureza. O músico e ativista nigeriano, presente no planeta entre os anos de 1938 e 1997, influenciou o mundo, lançou mais de 70 discos, lutou contra o governo, teve 27 esposas (ao mesmo tempo), fundou sua própria república e inventou seu próprio gênero musical, o AFROBEAT. Combine  a sonoridade do jazz e seus improvisos característicos com o popular funk americano, some estes elementos ao ritmo das percussões, adicione a pegada das músicas tradicionais africanas e ainda jogue no caldeirão letras políticas, misture bem e o resultado se chama : Afrobeat
Fela é uma das maiores personalidades musicais do século 20, tipo a versão africana de John Lennon, Miles Davis, James Brown, Bob Marley e Gilberto Gil, só que condensadas numa pessoa só.
Ícone africano e da cultura black mundial, a formação político-musical de Fela teve muita influência da militância black americana dos anos 60 e 70. Em troca, seus inúmeros álbuns e singles, marcados pelo som que ele batizou de "afrobeat", inspiraram gerações de artistas americanos, de David Byrne a Masters at Work, de Roy Ayers a Vampire Weekend. Para James Brown, ele era um dos originais do funk.
Sua inacreditável história, que recentemente rendeu o grandioso musical "Fela!" (financiado pelo rapper Jay-Z, três prêmios Tony, sucesso na Broadway e Londres), e recentemente sua biografia escrita por Carlos Moore, escritor cubano,  autor de “Uma puta vida”, autorizada por Fela Kuti.

Pt1


Pt 2